Rotina


Para começar, um texto que escrevi a um tempo atrás...


Sempre que temos a oportunidade de fazer algo de que gostamos e que nos traz satisfação, é tão bom e revigorante, que faz nossa mente e corpo se livrar daquela rotina que na maioria das vezes esgota nossas forças e energias. Por outro lado, existem rotinas que desenvolvemos durante semanas, meses e até anos e que gostamos tanto, que se forem quebradas e tiradas de nós, é como se a cada dia sem essa rotina, roubassem algo importante de você.

Esse 'algo' importante para você, para mim, talvez só seja notado quando não tenhamos mais ao nosso lado, pois fazia parte da nossa rotina, era algo normal termos isso perto, bem juntinho de nós. Talvez por isso tenhamos que estar mais atentos aos detalhes a nossa volta, mesmo aqueles que estejam diante de nossos olhos, e que por descuido não os vemos plenamente. E aproveitar o máximo possível agora... Ou agradeça sempre por você ter aproveitado o máximo possível ontem, para que não se arrependa por ter deixado algo para trás. Algo que gostaria de ter dito e não pode, algo que gostaria de ter feito e não deu tempo por causa da 'outra' rotina.

Pare um pouco e pense. O que você gostaria de estar fazendo agora ou com quem você gostaria de estar nesse exato momento. Eu espero, pense. Também estou pensando... Pensou? Ainda não, eu espero mais um pouco. Pronto, vamos continuar. Aquilo que você pensou tenho certeza que é importante pra você, seja um aroma, uma comida, um sorriso, um gesto, uma cor, isso te faz falta mas também te faz sorrir porque é o que você gostaria de ter agora. Nossas rotinas se completavam fosse em dia de sol ou chuva, um churrasco, chimarrão, jogo de carta, pesca, camping, pizza, pipoca e filme, fondue, aventura para o paraguai, reuniões, congressos, assembleias. Não digo que estas coisas estão perdidas - pois elas ficam em nossas memória, e nos trazem boas lembranças - elas só não serão tão frequentes como costumavam ser ou como gostariamos que fossem.

Mas tudo isso serviu para fortalecer nossas amizades, afinal, não nos conhecemos a apenas alguns dias ou semanas, mas a anos de convivência. E é isso que pretendemos aumentar cada vez mais essa amizade, para que ela nunca se torne tão distante, a ponto de cair em uma rotina que possa ser esquecida.

Essas longas palavras não dizem por completo o que se está sentindo nesse momento em que são escritas, mas elas dizem do que se estava sentindo ontem, semana passada, mês passado..., pois só agora que fui encontrar tempo e força necessária para isso, só agora que meus olhos não estiveram cheios das lágrimas que os preenchiam a cada vez que lembrava de vocês e de nossa rotina, agora que consegui manter meu coração calmo e sereno, não querendo saltar para fora do peito, procurando se livrar de um espaço que ficou tão, mas tão pequeno pela dor da saudade e o vazio da solidão que o cercava esses dias.

Mas pensando melhor, na verdade ele não estava conseguindo conter todas as boas lembranças que ele guardou durante todos esses anos ao lado de vocês, pessoas queridas e amadas, amigos e irmãos, 'sobrinha', alguns como pais e mães, outros como confidentes e conselheiros. Quero acreditar que seja isso, e deve ser, pois do contrário ele não sentiria tanto a falta de vocês.

A intenção destas palavras, não é desejar arrependimentos, afinal são nossas vidas, nossas decisões. Mas apenas mostrar o quanto fazem falta. Por isso decidir escrever hoje, pois a saudade bateu a porta. Fico feliz em compartilhar a amizade de vocês com outras pessoas, pois eu sei que assim como vocês me fizeram muito bem, não importa em que lugar vocês estejam, tenho certeza que outras pessoas se apegarão, e se um dia forem para outro lugar, vocês continuaram a fazer falta.

Por isso aguardo pacientemente, que possamos recuperar um pouco da rotina mesmo que elas sejam esporadicamente, mas com a certeza de ter uma amizade, amor e carinho ainda mais fortalecidos com o passar dos anos.

Autor: Cleverton Morandin 
18.11.2011